"Os Portugueses ousaram cometer o grande Mar Oceano"
Pedro Nunes



sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Escola Naval - 25 Novembro 2010


Senhor Almirante Comandante da Escola Naval,
Senhores Oficiais e Corpo de Alunos da Escola Naval,
Camaradas do Curso Baptista de Andrade:

Em nome do Curso Baptista de Andrade e a propósito dos seus 40 anos, cabe-me a honra de dirigir algumas palavras ao Corpo de Alunos da Escola Naval. Mas antes quero agradecer publicamente ao Senhor Almirante Seabra de Melo, ao Senhor Comandante Soares Ribeiro e a todos os que servem na nossa Escola Naval estes momentos de tão grande significado para cada um de nós.

Alunos da Escola Naval,

Sabemos que “ser aluno da Escola Naval é pertencer a um grupo restrito de homens e mulheres que herdam do passado, as tradições, o saber, a experiência, e toda uma cultura própria.” E nós, alunos do Curso Baptista de Andrade, temos hoje muito orgulho por fazermos parte do vosso passado. Mas queremos também trazer uma mensagem para o futuro. Futuro que infelizmente, por factores externos à nossa Marinha, é hoje tão problemático como o era há 40 anos.

Seja qual for o caminho que cada um vier a escolher, na Armada ou fora dela, garanto-vos que o que fica da passagem por esta Escola Naval será absolutamente indestrutível. Os valores, o saber, os laços de amizade e camaradagem, as lições aprendidas nas conquistas e nas derrotas, nos momentos de alegria e nos pincéis, serão uma marca indelével e diferenciadora de todos e cada um de vocês.

É por isso que devem fazer tudo para que a passagem pela Escola Naval seja tão positiva quanto possível. Só precisam, aqui e como em todas as situações da vossa vida, de estar focados no essencial e ter humildade e rigor na análise, honestidade e determinação na acção.
Sejam quais forem as circunstâncias, depende única e exclusivamente de cada um de vós sentir, daqui a 40 anos, a emoção e a alegria que estamos a sentir hoje.

Bem hajam e muitas felicidades na vossa formação e na vossa carreira.

Sem comentários:

Enviar um comentário