"Os Portugueses ousaram cometer o grande Mar Oceano"
Pedro Nunes



sexta-feira, 18 de junho de 2010

Testemunho

Há quarenta anos, sabe-se lá porque estranhas e variadas razões, cinquenta e um jovens decidiram juntar-se num feio e austero edifício na mata do Alfeite. Vieram dos locais mais díspares, do nordeste transmontano às terras moçambicanas, com a cabeça cheia de sonhos e ingenuidade. Disseram-lhes que faziam parte de um curso chamado Baptista de Andrade e com esse rótulo viveram os primeiros quatro anos do resto das vidas. Se alguém tivesse calculado a probabilidade de cada um daqueles indivíduos se encontrar com os outros cinquenta, teria concluído que era semelhante à de me sair hoje o Euromilhões!

Apesar da baixíssima probabilidade da ocorrência, acabaram por formar um grupo que, por facilidade de catalogação, se designou por BA. O interessante é que tão inusitado grupo acabou por ser significativamente enriquecido e fortalecido por outros jovens que também se tinham encontrado um ano antes, no mesmo local, provavelmente por outras estranhas e variadas razões.

Passados quarenta anos, apesar de todas as vicissitudes e dos muitos e diferentes caminhos que cada um de nós escolheu, sinto que os laços que me unem a todos e cada um dos Amigos e Camaradas com quem partilhei, nos quatro anos da Escola Naval, alegrias e tristezas, conquistas e derrotas, prazeres e pincéis, são absolutamente indestrutíveis!

Não me interessa se vocês são BA, AC, CR, bufos, paisanos, progressistas, reaccionários, católicos, ateus, doidos, cagões ou outra coisa qualquer. O que me interessa é que todos e cada um de vocês influenciaram decisivamente a minha atitude perante a vida e o mundo.
Sem a improvável ocorrência de há quarenta anos, seria certamente uma pessoa muito diferente. Não sei se melhor ou pior, mas de certeza muito diferente!

Sem comentários:

Enviar um comentário